sábado, 29 de janeiro de 2011

Homilia do 4º domindo do Tempo Comum 29/01/2011

Homilia da 4º domingo do tempo comum

Amados irmãos e irmãs: Vocês estão felizes? Bom....

A liturgia proposta para este fim de semana nos apresenta os valores do Reino de Deus. Domingo passado a liturgia nos chamava a conversão, “convertei-vos, pois o Reino de Deus esta próximo. Agora neste processo de buscar a nossa conversão diária, este domingo nosso próximo passo de conversão que iremos aprender é assumir na nossa vida é a busca dos valores do céu.

Hoje Jesus nos ensina que devemos andar, ir pelos caminhos que geram felicidades, as 9 bem aventuranças, 9 propostas de felicidades, a felicidade para Deus. Se perguntarmos as pessoas que não tem uma proposta de caminha em Deus, de filhos do céu, de herdeiros do Reino de Deus: o que é felicidade, ai teremos respostas de felicidade diferente da proposta do evangelho. A gente que dirá felicidade é dinheiro, felicidade é posse, é prazer, e sucesso, é prosperidade.... até temos algumas Igrejas que pregam esta felicidades.

No evangelho Jesus nos apresenta uma lógica, e parece que esta verdade que Jesus nos apresenta, anda totalmente contrario as verdades do mundo. Por que isso? Será que não podemos ter a felicidade do mundo e ter a felicidade de Deus. A primeira palavra que vem ajudar a organizar esta nossa resposta é a proposta pela 1ª Leitura do livro do Profeta Sofonias “procurar a humildade”; Deus gosta muito de pessoas humildes, e desde o começo do mundo vem chamando a todos a uma vida de humildade. Deus gosta de pessoas humildes, na história dos homens e mulheres que formaram a consciência do povo de Deus, “os santos”, muitos eram ricos de posse de bens, mas obedientes a Deus tiveram seus caminhos a humildade, estes marcaram a história de suas vidas é exemplo para muitos de nós. Milhares de outros que não foram humildes nem se quer é lembrado por nós.

Só com estes exemplos, posso dizer eu posso ter uma felicidade completa, felicidade com responsabilidade social.

Entre as “bem aventuranças” das 9 a 1ª é a mais importante, Jesus nos chama a “ser pobre em espírito”, isto é que devemos erradicar de nossas de nossas vidas o espírito de consumismo e acumulativo, a arrogância , a ambição, o poder tudo que geram exclusão.

A opção de Deus pelos pobres é também a porta de acesso ao Reino de Deus. Esta é a opção de Jesus por ele e deve ser a nossa também, devemos nos empenhar para resgatar os pobres de suas misérias, trabalhar para que nossa sociedade seja mais justa e menos desigual.

É preciso, portanto conquistar os pobres, estar ao lado deles, para sermos recebidos no Reino do céus.

Vamos pedir a Jesus que nos transforme este jeito de ser. Queremos converter-nos com a escuta da palavra, aos seus valores, suas propostas de felicidade.

“Eu sou feliz, se posso crer, se posso amar, a minha vida tem valor, feliz eu sou

Pe. Lucimar Geraldo

Um comentário:

FATIMA APARECIDA MAIA disse...

Bom Dia.
Gostaria de saber pra onde devo escrever sobre um frei que não dá a menor importância pra comunidade. Sobre um frei que chegou um dia desses e já fez várias pessoas chorarem. Um frei que está mais preocupado em celebrar a missa do jeito dele, sem se preocupar com o sentimento dos outros. Um frei que nem sequer olha pra vc qdo. vc fala - isso qdo ele não vira as costas e deixa vc falando sozinha.Um frei extremamente insensível, prepotente, orgulhoso, sem um fio de humildade.
Por favor me ajudem, pois esse dito frei, está acabando com o sonho de muita gente.
Depois não sabem pq as igreja ficam vazias.
Se sua igreja anda muito cheia, chamem esse frei, ele vai dar um jeito rapidinho para que ela se esvazie.
MEU E-MAIL É: fapmaia@hotmail.com.
ISSO É URGENTE

Bem vindo Irmão ao nosso novo Areópago moderno?

Areópago moderno?
Será este blog um Areápago Moderno?
O que no diz Atos 17, 16-21

Enquanto Paulo os esperava em Atenas, à vista da cidade entregue à idolatria, o seu coração enchia-se de amargura.

Disputava na sinagoga com os judeus e prosélitos, e todos os dias, na praça, com os que ali se encontravam.

Alguns filósofos epicureus e estóicos conversaram com ele. Diziam uns: Que quer dizer esse tagarela? Outros: Parece que é pregador de novos deuses. Pois lhes anunciava Jesus e a Ressurreição.

Tomaram-no consigo e levaram-no ao Areópago, e lhe perguntaram: Podemos saber que nova doutrina é essa que pregas?

Pois o que nos trazes aos ouvidos nos parece muito estranho. Queremos saber o que vem a ser isso.

Ora (como se sabe), todos os atenienses e os forasteiros que ali se fixaram não se ocupavam de outra coisa senão a de dizer ou de ouvir as últimas novidades.

Quem sou eu

Sacerdote Católico desde 1994 - Pro-paroquia Nossa Senhora Aparecida - Arquidiocese de Uberba - MG

VENHA SER MEU SEGUIDOR SEJA PADRE OU O QUE FOR